Aluno de 11 anos de escola municipal ganha prêmio de redação em concurso ambiental
Com o título “Ana e seu problema frágil”, o aluno João Mateus Custódio de Souza, 11 anos, conquistou o segundo lugar na etapa regional do concurso de redação, que envolveu cerca de 12 mil alunos do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA).
Estudante do 5º Ano da EMEB Profª Valéria Teresa Spessoto Figueiredo Penna, João expôs, através da criatividade, um problema comum encontrado no dia a dia das grandes cidades, a falta de separação de materiais para reciclagem, incluindo o vidro. “Ana é uma jovem que se deparou com um dilema: onde colocar tantos vidros que ela tinha em casa? Inclusive, o descarte irregular pode provocar acidentes. Então, Ana descobriu que existem duas formas de realizar o descarte de maneira correta e segura, colocando em lixeiras próprias de cor verde ou reutilizando os materiais”, disse.
O aluno contou que os desafios ao escolher o tema e escrever o texto foram muitos, mas que valeu a pena. “Eu escolhi o tema vidro, porque vejo muitas pessoas reciclando e descartando esse material de maneira errada. Sempre fui preocupado com o meio ambiente”, explicou.
Uma das grandes incentivadoras deste trabalho, foi a professora Jaqueline do Nascimento Silva Souza. “Adoro participar das promoções, dos eventos que possam trazer algum benefício para os nossos alunos. Quando eu vi a redação do João fiquei ansiosa para inscrevê-lo no concurso, e o resultado está ai”, contou Jaqueline.
A professora ressaltou que o destaque do aluno é fruto de um trabalho intenso realizado dentro de sala da aula, em parceria com a professora de apoio, que estimula os alunos a escreverem e buscarem sempre mais conhecimentos. Como premiação, o estudante recebeu uma assistente virtual com caixa de som.
O concurso faz parte do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA), criado em 2010, com o intuito de apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente, alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Participaram do concurso 126 escolas do Ensino Fundamental de 23 municípios, sendo 20 do estado de São Paulo (Ituverava, Aramina, Buritizal, Guará, Franca Igarapava, Ipuã, Jardinópolis, Jeriquara, Miguelópolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, São Joaquim da Barra, Sales Oliveira e Sertãozinho) e três do estado de Minas Gerais (Capetinga, Claraval e Ibiraci), tendo um total de quase 12 mil alunos. “Agora, nosso João vai participar da etapa nacional do concurso”, finalizou a professora.