Folhinha

Folhinha Especial de Carnaval

PIMPOLHOS DA GRANDE RIO

Bandeira da Pimpolhos da Grande Rio

Acompanhe a Pimpolhos no Instagram: https://www.instagram.com/pimpolhosdagranderio/

Escola-mãe da Pimpolhos: Acadêmicos do Grande Rio

A Folhinha, neste mês de fevereiro faz um especial de Carnaval, iniciou com a Unidos do Viradouro contando um pouco do enredo: Rosa Maria, o Aprendizes do Salgueiro que prepara as crianças da comunidade e hoje, a Pimpolhos da Grande Rio. Todas representando o Carnaval do Rio de Janeiro.

O carnaval é uma festa popular, que vai além dos quatro dias de folia, do aprender a sambar, ele transforma a vida de muitas crianças e famílias.


A escola-mãe da Pimpolhos, é a Grande Rio, campeã do Carnaval carioca em 2022. O mestre de bateria, o Fafá, quando criança, participou da Pimpolhos e hoje comanda a bateria da escola campeã.

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio é uma escola de samba mirim, que fica município de Duque de Caxias, região Metropolitana do Rio de Janeiro. O Presidente é Milton Perácio e a Presidente de Honra: Camila Soares. Pimpolhos une carnaval, arte e educação.

Confira a entrevista com Gih Curvello, do Departamento de Comunicação da Pimpolhos da Grande Rio

Gih Curvello

FOLHINHA: O que é a Pimpolhos da Grande Rio?

GIH CURVELLO: É uma escola de samba mirim, que visa promover a inclusão social e a inclusão através do carnaval e de diferentes linguagens artísticas, fortalecendo a cultura brasileira. Acreditamos que a arte e a cultura são poderosos veículos de transformação social. Durante todo o ano, oferecemos oficinas, bolsas, cursos e várias atividades, com crianças, jovens e famílias da comunidade, temas como: o direito à infância, o respeito ao meio ambiente, o trabalho colaborativo e o espírito de equipe.

Gih e a Presidente de honra Camila Soares

FOLHINHA: Quando desfile a Pimpolhos?

GIH: A Pimpolhos desfilará na terça-feira, dia 21, às 21h, será a última a desfilar. Desfila junto com as demais escolas de samba-mirim, que é organizada pela Liga da AESM-RIO e sempre acontece as terças de carnaval.

FOLHINHA: As crianças e jovens sonham em desfilar na escola-mãe, a Grande Rio?

GIH: Sim, temos alguns exemplos, o segundo casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Grande Rio, o Andrey e a Jéssica Barreto são crias da Pimpolho; a Chalana que até o ano passado era intérprete da Pimpolhos, este ano está no carro de som da escola mãe junto com o interprete oficial, que é o Evandro Malandro; a primeira Porta-Bandeira da Grande Rio, a Taciana Couto, que é nota máxima no carnaval também é cria da Pimpolhos e outro exemplo de cria da Pimpolho é o grande mestre de bateria, que é nota 50 e estandarte de ouro da Grande Rio, o Fafá.

FOLHINHA:  Quem é o público-alvo da Pimpolhos?

GIH: Começamos a atender de 5 até 20 anos de idade. Na percussão, por exemplo temos jovens e adultos de até 20 anos e também pessoas com deficiência. Públicos do município de Duque de Caxias, atendemos na quadra da escola, dentro de algumas comunidades e temos uma parceria com as escolas municipais.

FOLHINHA: A Pimpolhos transforma vidas?

GIH: Claro e temos muitos exemplos. Os irmãos Jefferson e Jackson conheceram a Pimpolhos ainda muito pequenos. Eles estudavam em uma escola municipal, começaram a fazer as atividades na nossa quadra e hoje são mestres de bateria da escola mirim e ritmistas da escola-mãe. A Pimpolhos oferece oportunidades e abre novos caminhos, é um celeiro cultural educacional e de formação. Acreditamos na educação através da arte. Realizamos o Projeto Musicart em que oferecemos oficinas de canto, coral, cavaquinho, violão, percussão, bandinha de sucata… diversos instrumentos e canções.

Conheça o Musicart

FOLHINHA: Quais os planos para o futuro da Pimpolhos?

GIH: Temos muitos planos, um deles é escrever um livro sobre a história da Pimpolhos que iniciou em 10 de agosto de 2002. Abril e maio será o planejamento oficial das atividades do ano de 2023. Em maio já começam as inscrições para as atividades, oficinas e cursos da Pimpolho.

FOLHINHA: Qual é o enredo da Pimpolhos da Grande Rio para o carnaval 2023? O que podemos esperar do desfile?

GIH: O enredo desenvolvido pela carnavalesca Winny, baseado na obra literária “O Pequeno Principe Preto” do escritor, ator, articulador cultural e artista plástico Rodrigo França. O objetivo é levar o protagonismo da criança negra para o desfile da Sapucaí. O livro aborda temas como a importância da ancestralidade, valorização das religiões de matrizes africanas, o empoderamento das crianças negras a partir de referências positivas, que visualizem suas características como bonitas, reconheçam a beleza da cor da pele, a dos cabelos. No desfile teremos alas que retratam tudo isso com fantasias e adereços, teremos uma ala que se chama “Cor da pele”, “Meu cabelo é lindo” e “Xangô e Iansã” representando a religiosidade.

Ouça o samba-enredo da Pimpolhos:

Carnavalesca: Winnie Nicolau

Compositores do samba-enredo: Robson Moratelli, Victor Rangel, Vitória Coutinho e Fernanda Belmiro.

Intérpretes: Vitória Coutinho e Vander Pires Filho

Mestres de bateria: Jefferson Ferreira e Jackson Ferreira, Lucas Martins e Pablo Yago

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Iago Macedo e Gabriela Alves.

“O Pequeno Principe Preto” (obra que já foi tema da Folhinha; leia em https://noticiasdefranca.com.br/especiais/nickolas-e-o-pequeno-principe-preto/).

Assim, como a Pimpolhos da Grande Rio, outras escolas de samba têm suas escolas mirins e o desfile delas acontecem sempre às terças-feiras de carnaval no Sambódromo Marquês de Sapucaí com início às 19h.

Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro:

Ainda Existem Crianças na Vila Kennedy
Aprendizes do Salgueiro
Corações Unidos do Ciep
Estrelinha da Mocidade
Filhos da Águia
Golfinhos da Guanabara
Herdeiros da Vila
Império do Futuro
Infantes do Lins
Inocentes da Caprichosos
Mangueira do Amanhã
Miúda da Cabuçu
Nova Geração do Estácio
Petizes da Penha
Pimpolhos da Grande Rio
Tijuquinha do Borel

Carnaval e projeto social que visam a formação integral das crianças e toda comunidade. Carnaval é folia, alegria, mas também arte, cultura, educação e transformação de vida!

Conheça mais sobre a Pimpolhos da Grande Rio:

https://pimpolhos.org.br

https://pimpolhos.org.br/carnaval-mirim/

A Colunista da Folhinha de Franca e a filha Isabella, em abril de 2022, estiveram bem pertinho de toda magia do Carnaval que acontece no Rio de Janeiro e acompanharam o desfile da campeã Grande Rio…

Rita Mozetti e Isabella Mozetti
Rita Mozetti

Rita Mozetti

É Mestra em Desenvolvimento Regional, Doutoranda em Serviço Social, Pedagoga, professora do Ensino Fundamental e Ensino Superior, Gestora de Formação Continuada e Vencedora do Prêmio Educador Nota 10.

2 Comentários

  1. Gente que matéria linda…. linda….!,o carnaval não é apenas um dia (ou uma noite), é simplesmente o ano inteiro, vejam só, o quanto as escolas de sambas fazem em prol da sua comunidade, é lindo de se ver.
    Vejam vocês quantas crianças nesse projeto, que emoção verem esses,(meninos e meninas) chegando na escola (mãe) , sendo visto pelo o mundo inteiro, é de uma emoção sem fim, talvez algumas dessas crianças não tinha o que (comer em casa)e hoje são as grande estrelas do carnaval, meus parabéns para a colunista.Rita Mozetti, que teve á grande ideia, de trazer,neste mês de fevereiro, um pouco da história do carnaval, que por sinal (nós) não faziam ideia o carnaval seria tudo isso e muito mais,(Parabéns) á você, Rita Mozetti, que com muito amor e carinho,faz á sua estrela brilhar, e de muitas outras pessoas, meu grande abraço,e gratidão por você existir em nossas vidas,serei seu eterno (fã n°1), muito obrigado, matéria está de encher os olhos, obrigado e até o próximo domingo, ficarei no aguardo 🦉🦉🦉🦉❤️.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo