Aniversário de FrancaEspeciaisSeções

O que tem na Franca?


Sou ribeiraopretana de nascimento e Franca é a cidade pela qual me apaixonei e adotei. A cidade com aparência de grande, mas ainda com ares de cidade pequena. Costumo dizer que só saio daqui se Deus mandar!!
Não sei qual é a visão de quem está aqui desde sempre, mas acho tão interessante que aqui, enquanto conversamos com um desconhecido, percebemos que sempre tem alguém que conhece alguém que de repente trabalhou com alguém que você conhece (kkk), é o ar de cidade pequena que traz um certo aconchego para quem chega aqui.
Fora das suas fronteiras sempre me perguntam o porquê dizemos “na Franca”?
E a curiosidade vem da homenagem feita ao Governador da Capitania, Antônio José da Franca e Horta. Então aqui ficou assim… “na Franca”, “da Franca”, e realmente gostamos disso.

Quando me mudei para cá, há quase 6 anos, as pessoas me perguntavam, ressabiadas, se eu estava gostando daqui e a verdade é que me adaptei rapidamente ao clima, à parcial tranquilidade, ao sotaque mineiro, ao jeitinho de uai que aqui tem em todos os lugares.
Franca é um pedacinho de Minas dentro de São Paulo. A cidade no caminho das Gerais que recebia os viajantes e que ainda hoje acolhe muitos deles… representantes comerciais, estudantes, novos moradores, há sempre muita movimentação por aqui.

Quem não se apaixona por este lugar? Quem já viu o Champagnat todo iluminado? A fonte da Praça Central? Quem não sabe da divisão extra-oficial da cidade entre três colinas, três avenidas… e o que dizer do clima especial, hoje mesmo, enquanto escrevo, há chuva lá fora. Esse clima causa inveja a muitos!!
Franca carrega em sua história, em sua bandeira, e em suas ruas… o café, as guerras, o sapato, o basquete.
O ramo de café da nossa bandeira mostra o passado marcado pelo ouro verde. Nossas ruas são marcadas por nomes de generais, comandantes, capitães e também na bandeira vemos a forte influencia da indústria calçadista e do amado basquete.

Eu amo ouvir as antigas histórias e são tantas!! Sobre como as ruas se enchiam dos sapateiros saindo das fábricas por volta das 18:00, sobre os bairros que cresceram muito rápido e que, aparentemente há poucos anos eram os descampados verdes e as fazendas. As histórias que envolvem as famosas marcas de sapatos nascidas aqui…
Franca me encanta, quero hoje agradecer pelo seu povo, pela acolhida, agradecer por encontrar aqui meu segundo lar. Que Deus te abençoe Franca querida, que todas as famílias sejam abençoadas e possam desfrutar das suas maravilhas!
Parabéns Franca, nossa Franca do Imperador… a paulistinha do uai!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo