Mude Mercado: um novo jeito de consumir
Imagine um mercado que tem entre suas prioridades oferecer produtos sustentáveis, orgânicos e naturais e de baixo impacto ambiental. Agora, pense num mercado que busca promover a economia circular, fortalecer o produtor local e incentivar a mudança de hábitos para um consumo mais equilibrado e consciente. Difícil imaginar um mercado tão diferente, não é mesmo? Pois saiba que Franca já conta com um mercado assim.
Fundado em abril desse ano, o Mude Mercado é o primeiro mercado sustentável da região de Franca. Mas, muito mais do que um conceito, o Mude traz, realmente, uma nova forma de vender e de consumir. O nome “Mude” é mais do que apropriado, porque traz em si o movimento por uma mudança de hábitos. Isso já é possível perceber de cara no layout do Mude Mercado, que é inteiramente clean. Mas a mudança mesmo está no tipo de produto oferecido e na maneira que é vendido. Quando o assunto é frutas, verduras e legumes, o Mude oferece produtos orgânicos. Outra prioridade é a redução a zero de embalagem plástica. Então, se você for comprar arroz, feijão, milho de pipoca, macarrão, farinha, temperos ou especiarias no Mude, você vai encontrar esses produtos vendidos a granel e com utilização de embalagens recicláveis, como vidros, por exemplo.
Veja isso:
No Mude você também vai encontrar tudo para montar um banheiro ecológico (e cheio de personalidade, diga-se de passagem).
Em vez das tradicionais escovas de dente de plástico, por que não experimentar uma escova feita de bambu, com cerdas removíveis e recicláveis? A pasta de dente é vegana e vem em pote de vidro.
A escova de cabelo também é de bambu, o papel higiênico é 100% ecológico, feito de celulose de floresta sustentável.
Os produtos de higiene como sabonetes, também vão sem embalagem de plástico. E o Mude ainda reserva mais surpresas e oferece até uma vodca orgânica, produzida do álcool orgânico de cana-de-açúcar (a produção da cana não usa fertilizantes químicos).
O Mude reflete o modo de ver o mundo de seus fundadores, Murilo Giolo e Marina Ferro.
Conhecer o Mude é um passeio. “Esse tipo de consumo, além de contribuir com uma produção mais consciente e que pensa no meio ambiente, com uma redução considerável na produção de lixo, ainda aproveita melhor as matérias primas e respeita o ecossistema”, disse ela. “O Mude tem ideais e valores bem definidos. Prezamos pela sustentabilidade acessível, formação de alianças coletivas, apoio a fornecedores e produtores locais e crescimento pautado em consumo consciente”, disse ele.
O Mundo precisa!!!! Super interessante e oportuno. Bem vindo Mude Mercado à Franca!