Brasil & Mundo

Governo de SP abre consulta pública sobre faixas de atuação em situações de escassez hídrica

Governo de SP abre consulta pública sobre faixas de atuação em situações de escassez hídrica

O Governo de São Paulo, por meio da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), publicou nesta sexta-feira (24), em edição extraordinária do Diário Oficial, a Consulta Pública sobre as medidas operacionais das Faixas de Atuação nos sistemas de abastecimento de água regulados pela Agência. A iniciativa também define as obrigações das concessionárias em situações de escassez hídrica.

O novo modelo regulatório, lançado nesta sexta-feira pelo Governo de São Paulo, representa um avanço na gestão dos recursos hídricos estaduais. O objetivo é proteger de forma preventiva os reservatórios e mananciais do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) e garantir o abastecimento da população da Grande São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP apresenta modelo avançado de gestão hídrica para ampliar resiliência

“A nova metodologia representa um avanço importante porque permite planejar ações preventivas com base em projeções atualizadas e em patamares seguros de reservação. Com o monitoramento contínuo feito pela SP Águas, conseguimos antecipar medidas e garantir maior estabilidade aos reservatórios ao longo do ano. Agora, com a abertura da consulta pública, queremos aprimorar o modelo com a contribuição da sociedade e atores do setor”, afirmou Thiago Mesquita Nunes, diretor-presidente da Arsesp.

A consulta reforça o compromisso da Arsesp com a transparência e amplia a participação social no processo regulatório. Concessionárias, usuários dos serviços públicos, instituições e demais cidadãos interessados poderão enviar sugestões e contribuições que auxiliarão a Agência na tomada de decisões.

O formulário para envio das contribuições está disponível no site da Arsesp, na seção de Consultas e Audiências Públicas, e ficará aberto até 22 de novembro. Serão consideradas válidas apenas as manifestações identificadas com nome e telefone ou e-mail de contato. Após o encerramento do prazo, todas as contribuições serão divulgadas no site, com a devida proteção dos dados pessoais. O Conselho Diretor da Arsesp analisará as sugestões e publicará um relatório detalhado antes da deliberação final.

O post Governo de SP abre consulta pública sobre faixas de atuação em situações de escassez hídrica apareceu primeiro em Agência SP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo