Folhinha

“Meu maior sonho era aprender a ler e a escrever. Consegui!”

Jhonatan nasceu na cidade de Franca, em 16 de outubro de 2013, este ano estará no 4º ano da EMEB Rita de Cássia Calixto Xavier e disse que em 2022 realizou o maior sonho de sua vida, aprendeu a ler e a escrever e que a professora Valéria Romualdo ensinou tudo com muito amor e carinho: “Ela tem tanta vontade e garra em ensinar que me deu vontade ser professor e ajudar para que todas as crianças aprendam”.

Jhonatan chega da escola e vai fazer as lições de casa, sempre que tem um tempo livre, se dedica aos estudos e a brincadeira preferida dele é dar aulas. Tem uma sala de aula no quartinho da casa dos avós Luzia e Wellington.

“Brinco de escolinha.  A minha sala de aula, que é um quarto na casa dos meus avós, ensino meus primos. Ensinei meu primo Pietro a escrever o nome dele”

“Minha professora Valéria me ajuda muito. Tenho um grupo com ela, em um aplicativo de mensagens, que se chama Professores. Trocamos ideias, ela me dá dicas, vê se minhas aulas estão bem-preparadas e aproveito para tirar todas as minhas dúvidas”

“Na igreja que frequento, também gosto de ensinar o que aprendo com meus estudos, assim ajudo crianças a ler e escrever”

“Em casa, quando tenho dúvidas em alguns assuntos, pergunto para minha mãe, se ela não sabe, pesquisamos juntos na internet. Na escola, pergunto para a minha professora”

“Eu gosto de aprender, mas de ensinar também, pois se eu não aprendo, não consigo ensinar. Primeiro tenho que aprender bem, e isto é o que me tornará um bom professor”

“Meu programa preferido é Rede Vida Educação, aprendo muito, preparo minhas aulas para depois ensinar meus colegas”

Meu sonho é ser professor na Prefeitura de Franca e dar aulas on-line para aquelas crianças que não podem ir à escola. Vou estudar muito. Na escola, a professora sempre pede para eu ler para meus colegas, e isto me despertou a querer escrever histórias, quero escrever meu primeiro livro e incentivar as crianças a ler e escrever bem”

“Além de ajudar meus colegas, gosto de ajudar a inspetora de alunos em tudo que vejo que ela precisa, olho as crianças no recreio e no refeitório. Quando eu crescer, quero ser inspetor de alunos até concluir a faculdade e me formar professor. Gosto mesmo é de me enturmar com a escola toda”

Dicas do Professor mirim Jhonatan:

Livro preferido: “A lebre e a tartaruga”

Frase: “Nunca desista dos seus sonhos”

Música: “Nada é por acaso, nada é em vão”, com Sarah Farias

Um trechinho da música preferida:

…Olhando de fora ninguém ia ver
Mas com o tempo deu para perceber
Minha raiz cresceu
E os ventos sopraram cada vez mais fortes
E ainda sim, eu prevaleci…


Agora, com a palavra, a Professora Valéria Romualdo:

O Jhonatan é um aluno interessado em construir seu conhecimento por meio de uma rotina de estudo diário. O que mais me encantou é que ele sonha em ser um professor, especificamente da Rede Municipal de Franca, transformou um espaço de sua casa em uma escolinha e tudo que ele via na escola utilizava como inspiração.

No dia 25/5/2022 percebi que havia sido inserida em um grupo do WhatsApp denominado “Professores”, para minha surpresa só havia dois participantes, eu e o Jhonatan. Achei muito legal a iniciativa e a partir daí mergulhei na experiência lúdica de tratá-lo como professor.  “Sua escola” tem nome, alunos e até passeio. Um dia, enviei no grupo dos “Professores” os horários em que o Museu de Ciências de Franca estaria aberto para visitação, o Jhonatan levou sua turma e ainda postou as fotos no grupo, fiquei maravilhada! Sempre que possível o presenteava com alguns materiais: giz, papel, carimbo… e fazia questão de falar “é para sua sala de aula”.  Ele também me inspira a olhar além do que os olhos podem ver, enxergar as potencialidades de cada aluno.

Esse aluno é nota 10, porque têm uma família que incentiva, uma escola que estimula e o desejo de ser um vencedor! Que Deus continue conduzindo seu caminho, estarei na torcida por suas conquistas, que um dia o mundo conheça seu talento e sua arte, por meio de suas palavras ditas nos livros.

Professora Valéria e Jhonatan


Assim, a Folhinha inicia o ano de 2023… com a sabedoria, os exemplos do Jhonatan e com os registros de Isabelly, Cecília, Maria Clara e Davi Luís, eles escreveram cartinhas endereçadas ao Futuro.

Leia…


Dica de Férias: que tal ler a “Folhinha de Franca” de 2022? Acesse o link e conheça muitas histórias legais: https://noticiasdefranca.com.br/category/folhinha/

Porque DOMINGO é o dia da FOLHINHA DE FRANCA!

Rita Mozetti

É Mestra em Desenvolvimento Regional, Doutoranda em Serviço Social, Pedagoga, professora do Ensino Fundamental e Ensino Superior, Gestora de Formação Continuada e Vencedora do Prêmio Educador Nota 10.

3 Comentários

  1. Eu sou suspeito em dizer o quanto a professora valeria é dedicada e comprometida com seu trabalho ,parabéns ao Jhonatan que Deus continue o abençoando para que seu sonhos se realizem, e parabéns a matéria é inspiradora,um feliz 2023 a todos,um abraço.

  2. Quanto orgulho em poder chamar a professora Valéria de irmã. Assim como seu aluno Jhonatan, desde pequena sua nos ensinou a lutar por seus sonhos. Pagar o preço da realização. Que é possível, com fé e esforço, alcançar aquilo que outros disseram “impossível”.
    Parabéns minha irmã ir além do ensino acadêmico, por multiplicar valores. Sou seu grande admirador.

  3. A Professora Valéria é nota 10 também. Conheço seu trabalho e posso dizer que sabedoria e dedicação não lhe faltam. Estimula e ensina de verdade!! Penso que o Jhonatam é um privilégio. Ele é uma gracinha de aluno. Incentiva seus amigos e ajuda a escola. Que bom no primeiro dia de 2023, receber esse presente Rita. Estamos felizes por valorizar a educação francana. Sucesso a todos com desejos de muitos aluninhos assim. Que TODOS tenham possibilidades e oportunidades de realização dos seus sonhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo