Local

Primeira quinzena de janeiro teve 4 mortes registradas por covid-19

A primeira quinzena do ano de 2022 teve o registro de 4 mortes ocasionadas por complicações advindas da covid-19 em Franca. Comparado ao mesmo período do ano de 2021 o número de óbitos foi 3 vezes menor. Na primeira quinzena de janeiro do ano passado o número de mortes registrado foi de 16 francanos. Apesar da diminuição dos casos graves e do número de mortes por consequência da infecção por coronavírus na cidade, a quantidade de pessoas infectadas voltou a aumentar. De 1º de janeiro até agora, a média móvel de pessoas com resultado positivo para a covid saltou de 27,3 para atuais 246,3 francanos. Os números tem preocupado autoridades que já se mobilizam para tentar conter o avanço da doença em Franca e todo o Estado de São Paulo.

As mortes registradas nestes primeiros 15 dias de janeiro de 2022 foram de pessoas idosas, acima de 70 anos e quase todos com comorbidades confirmadas. No dia 7 de janeiro os pacientes que vieram a óbito foram duas idosas, com idades 81 e 92 anos, que apresentavam comorbidades. Depois outro óbito foi registrado no domingo, 9 de janeiro, que, segundo a Vigilância Epidemiológica de Franca se tratava de uma idosa com 100 anos de idade, porém sem informações sobre comorbidades. No dia 10 de janeiro foi o último registro de morte. Nesse caso a perda foi um idoso, com 74 anos, que apresentava comorbidades.

Vacinação

Apesar do número de mortes ter reduzido nos últimos dias, a Secretaria de Saúde de Franca reforça a importância de se completar o esquema vacinal de toda a população para que as taxas de mortalidade e de internações para pacientes graves caiam ainda mais. “A vacina protegeu, sim, muita gente. Muita gente tem covid hoje com sintomas brandos. É preciso que todos se vacinem”, disse o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) em sua último entrevista para anunciar a transformação de 3 UBSs (Santa Clara, Jardim Luiza e Jardim Brasilândia) da cidade em referência para covid-19 e síndrome gripal.

Durante coletiva de imprensa em live pelo Facebook Ferreira não informou se haverá nos próximos dias restrições a eventos públicos e privados, conforme recomendação do governo de São Paulo anunciado ontem, dia 12. A governo paulista deixou a cargo das prefeituras a decisão das restrições.

Alessandro Macedo

É jornalista e editor da Folha de Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo