LocalVariedades

Artista francano faz campanha para participar de festival na Argentina

Coletivo Iúnas foi selecionado para participar de Festival de Teatro em Buenos Aires em janeiro; campanha de financiamento coletivo está sendo realizado pelo grupo

Os artistas Gabriel Faleiros, francano, e Fernando Basílio, araraquarense, foram selecionados com o Coletivo Iúnas para o Festival de Teatro Internacional “Knots Nudos Nós”. O Festival acontece entre os dias 6 e 16 de janeiro, em Buenos Aires, na Argentina. Para participar, os artistas estão realizando uma campanha de financiamento coletivo. Como incentivo, todos os que ajudarem com valores acima de R$10 ganharão de brinde um chaveiro personalizado do coletivo.

Brindes para quem colaborar com mais de R$10

“Este é o nosso primeiro trabalho e estamos tendo esta oportunidade incrível de nos apresentar fora do país, além da apresentação da peça no festival, vamos participar da proposta do encontro de uma criação coletiva com todos artistas participantes. Durante dez dias estaremos em processo criativo para apresentar uma obra coletiva no último dia do festival. A programação também conta com oficinas e mesas de debate. Esta é uma oportunidade incrível para nossa formação, pesquisa e continuação do nosso trabalho”, comemora a dupla.

NAS ASAS DA IÚNA

“Nas Asas da Iúna – Primeira Revoada” é um espetáculo de circo-teatro para público infanto-juvenil de classificação livre (Foto: Divulgação)

“Nas Asas da Iúna – Primeira Revoada” é um espetáculo de circo-teatro para público infanto-juvenil de classificação livre.  A obra convida o público a uma mágica aventura em que Ferrugem, um erê que cata lixo com sua bicicleta Pega-azul, no lixão da Vila Anhumas, e Filipinho, um pequeno influencer digital que tem um canal de invenções chamado “Mundo sem lixo”, sem saber, são atraídos e levados a uma viagem pelas forças míticas da Iúna, uma ave protetora da Vila e presente nas margens do Rio Tietê. 

O espetáculo traz as temáticas do lixo e preservação ambiental, o universo da tecnologia e da internet, o choque de culturas e a amizade, o racismo e as desigualdades sociais, tendo como pano de fundo a valorização das matrizes étnico-raciais negro e indígenas e suas manifestações populares e caipiras do interior do Estado de São Paulo. 

A dramaturgia da peça, elaborada por Jorge Peloso e Coletivo Iúnas, apresenta temas profundos e urgentes da sociedade brasileira, abordando de maneira lúdica, com a união do teatro e circo, o jogo da palhaçaria, acrobacias de solo e aéreas em uma bicicleta. A obra tem direção de Jorge Peloso e Fernando Basilio e Gabriel Faleiros no elenco.

O COLETIVO IÚNAS

O Coletivo Iúnas nasceu da união das trajetórias de Fernando e Gabriel como uma dupla de atores circenses com uma história que emerge em Franca. Tudo começou quando trabalharam juntos como arte-educadores no campo de políticas públicas culturais para o público infanto-juvenil em vulnerabilidade, nos anos de 2018 e 2019. 

Quando os dois se conheceram, também se reconheceram na dificuldade para se desenvolverem como artistas no interior do Estado. Foi nesse período que começaram a desenvolver seus primeiros trabalhos juntos, enquanto emergia o desejo de criar peças e proporcionar atividades culturais em territórios com pouco acesso a ações culturais. 

A pesquisa autônoma da dupla ganhou estímulo e autonomia com o primeiro fomento através dos recursos destinados pela Lei Aldir Blanc, da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas-SP.  

O incentivo proporcionou que os dois lançassem as bases de suas próprias investigações focando no estreitamento entre as linguagens do circo e do teatro nas criações. Esse foi um importante passo para a dupla, tendo como objetivo o aprofundamento e consolidação da pesquisa e a criação da primeira obra de rua dos artistas, voltada para o público infanto-juvenil, daí emerge então “Nas asas da Iúna – Primeira Revoada”. 

COMO COLABORAR?
Para colaborar com a campanha de financiamento coletivo, basta enviar um PIX (coletivoiunas@gmail.com) com o valor a partir de 10 reais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo