Rede municipal amplia presença de alunos nas escolas a partir da próxima semana
A Rede Municipal de Ensino de Franca avança mais um passo no retorno dos alunos para a modalidade presencial e deve atender, já a partir da próxima segunda-feira, 27, aproximadamente 85% dos estudantes. A expectativa inicial era que 100% dos estudantes já retornassem para as salas de aula, mas, em respeito aos protocolos de segurança contra a covid-19, a presença ainda não poderá ser total.
Franca conta hoje com 56 escolas municipais. Nesta etapa da retomada devem ser atendidos cerca de 14 mil alunos.
De acordo com a secretária de Educação, Márcia Gatti, a rede passará a contar com o percentual maior da capacidade, porém ainda com restrições, atendendo as diretrizes do Decreto Estadual nº 65.849 de 06 de julho de 2021 e a Nota Técnica do Centro de Contingência COVID – 19 da Secretaria Estadual de Saúde.
Para essa nova fase os pais e responsáveis pelos alunos estão sendo orientados pelas equipes escolares. Tanto a forma que o retorno será feito, como a logística de organização e o cronograma das aulas presenciais foram informados para que os pais também se adaptem a nova rotina.
O retorno gradativo dos alunos para a modalidade presencial em Franca começou no início de agosto, quando aproximadamente 5,6 mil estudantes, o correspondente a 35% do total, retornaram para as salas de aula. O percentual aumentou para 43% no início deste mês, passando para 8,6 mil alunos, ou 43% do total. Agora com todos os professores imunizados com a segunda dose a expectativa é atender a totalidade dos alunos matriculados, respeitando as capacidades de cada unidade escolar.
“Considerando as situações físicas de cada escola, a Secretaria de Educação solicitou as direções das unidades que elaborassem seus planos de trabalho, que foram aprovados pela Secretaria de Educação nesta semana. Com esse cronograma elaborado, considerando o tamanho da escola e o número de alunos matriculados, a projeção é acolher, em razão da necessidade do distanciamento físico, em torno de 85% dos alunos, presencialmente, havendo nessas situações, o atendimento remoto”, explicou, em nota, a administração municipal.
DECISÃO DOS PAIS
Nesta terceira etapa da retomada presencial dos estudantes, a Secretaria de Educação continuará seguindo a autorização dos pais ou responsáveis, para o retorno do aluno a escola. Conforme consta dos planos de trabalho apresentados, todas as unidades estarão seguindo os protocolos preventivos, sendo obrigatório o uso de máscara, aferição da temperatura na entrada, oferta de álcool gel, entre outros cuidados.
Também continuarão sendo disponibilizadas aos alunos, que não retornarem as escolas, atividades remotas com os professores, obedecendo o Plano de Retomada. Ao todo, a rede municipal conta, atualmente, com cerca de 16,7 mil estudantes matriculados nos Ensinos Infantil e Fundamental.
CUIDADOS
No caso dos estudantes que apresentarem febre ou sintomas de gripe a orientação é para que, por cautela, não compareçam na escola e a família deve comunicar, imediatamente, ao Comitê Escolar, a situação de saúde dos filhos, bem como de seus familiares.
Os dados de saúde serão registrados no Sistema de Monitoramento da SED (Secretaria Escolar Digital) e a Secretaria de Saúde será comunicada.







