Franca é convidada para apresentação em mostra estadual de Ação Social

Franca é referência mais uma vez nas atividades na área da assistência. Nesta semana, a Secretaria de Ação Social participou de uma mostra estadual em São Paulo para apresentar e tratar as práticas e políticas públicas no SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
O evento ocorreu na Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco) e reuniu municípios de todo o Estado de São Paulo, tendo como tema “Vigilância Socioassistencial como Ferramenta de Gestão: Diagnóstico Territorial e Indicadores de Franca”, incluído no Eixo 5 – Vigilância como Apoio ao Planejamento e Tomada de Decisão”.
Na parte de Franca, os servidores apresentaram a implantação de mais uma unidade do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), agora na Região Centro Sul, na avenida Chafic Facury. Ao final, a experiência recebeu elogios de diversas cidades, com busca de mais informações sobre como Franca realiza os trabalhos na política de assistência social.
Os CRASs atendem famílias em situação de vulnerabilidade, oferecendo acolhimento, orientação e encaminhamentos para serviços, programas e benefícios socioassistenciais. Entre os serviços ofertados, estão o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e o apoio para inscrição em programas sociais.
Além desta nova unidade do CRAS Centro Sul, a Ação Social está reformando o CRAS Norte, com recursos de uma emenda parlamentar.
Visita
Para conhecer o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI em Franca pela Ação Social, na tarde de quinta-feira, a equipe gestora de Patrocínio Paulista esteve no CREAS 1 (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no bairro Cidade Nova.
Recepcionados pelo secretário de Ação Social, Óiter Cassiano Marques, e servidores da pasta, os interessados conheceram o serviço da proteção social especial para famílias em situação de violação de direitos decorrente de violências diversas (física, psicológica, sexual, abandono, maus-tratos e demais desproteções, cujo objetivo se destaca o fortalecimento da função protetiva familiar e a superação das situações vivenciadas através do acesso aos direitos socioassistenciais via acompanhamento. “Patrocínio Paulista dispõe de equipe na Proteção Social Especial e está em momento de implantação do CREAS, razão pela qual veio conhecer nossos serviços. Nós estamos contribuindo com a troca de experiências sob o viés técnico-operativo”, ressaltou Óiter.
Além de Patrocínio Paulista, gestores de outros municípios já visitaram Franca para conhecer os serviços ofertados: Guaíra, Limeira, Uberaba, Araraquara, e o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social.








