Local

Novembro Azul reforça cuidados e prevenção contra o câncer de próstata

O mês de novembro é dedicado a um importante movimento de conscientização: o Novembro Azul, que convida os homens a cuidarem da própria saúde e a adotarem uma postura preventiva diante do câncer de próstata, o tipo mais comum entre o público masculino em todo o mundo.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, entre 2023 e 2025, o Brasil registre cerca de 71.730 novos casos por ano, representando um risco estimado de 67,86 casos a cada 100 mil homens. O dado reforça a necessidade de ações contínuas de educação em saúde e diagnóstico precoce.

Uma doença silenciosa, mas que pode ser prevenida
Um dos grandes desafios do câncer de próstata é o fato de, na maioria das vezes, não apresentar sintomas nas fases iniciais. O urologista do Grupo Santa Casa de Franca, Dr. Alessandro Louredo, explica: “O câncer de próstata é uma doença silenciosa, mas pode ser detectado de forma simples e eficaz através de exames como o de sangue (PSA) e o toque retal. Quando identificado precocemente tem até 90% de chance de cura. Por isso, o cuidado e o acompanhamento médico são atitudes de amor à vida”, reforça o Dr. Louredo.
A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais. Cerca de 75% dos diagnósticos ocorrem em homens com 65 anos ou mais, mas fatores como histórico familiar e estilo de vida também influenciam o risco. Os exames preventivos devem fazer parte da rotina a partir dos 50 anos — ou antes, em casos de maior risco — e estão disponíveis gratuitamente pelo SUS, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Mais que uma campanha, um convite à mudança de atitude
O Novembro Azul vai além do alerta sobre o câncer de próstata: é um chamado à reflexão sobre o autocuidado e o bem-estar integral do homem. Praticar atividades físicas, manter uma alimentação equilibrada, não fumar e evitar o consumo excessivo de álcool são medidas que contribuem para a longevidade e qualidade de vida.

“O Grupo Santa Casa de Franca reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e convida todos os homens a vencerem o preconceito e cuidarem de si com responsabilidade. A vida é o nosso bem mais precioso — preservá-la é um ato de coragem, amor e consciência”, destaca o presidente da instituição, Dr. Sidnei Martins de Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo