Especiais

Imitando e ensinando

Coisas básicas que precisamos saber para não fazer besteiras e arrumar para a cabeça.

Nesta época do ano, o índice de ocorrências de ataques de abelhas e marimbondos costuma aumentar.

Ainda temos um verão pela frente.

O calor é muito propício à formação de ninhos de marimbondos e abelhas. Apesar de só atacarem quando provocados, estes insetos podem ser perigosos para crianças e animais.

Se a pessoa for alérgica, uma picada pode ser fatal. Por isso, todo cuidado é pouco ao lidar com colônias de marimbondos e abelhas em casa.

Para que meter a mão na cumbuca de graça?

Este filminho é da hora[i], a depender do tamanho da casa ou ninho dos brabinhos de asas e ferrões.

– A gasolina é altamente tóxica para as mamangabas e outros tipos da espécie.

Seus vapores intensos causam sufocamento quase imediato e afetam diretamente o sistema nervoso desses insetos. Quando despejada em ninhos subterrâneos, interrompe a respiração e provoca a morte rápida das abelhas.

Além disso, sua composição química agressiva não apenas destrói o ninho, mas também afasta as sobreviventes – deixando marcas nocivas no ambiente.

Por muito tempo, foi vista como uma “solução prática”, mas, na verdade, carrega um impacto enorme para a natureza.

Recomendações

Particularmente, entendemos que o conteúdo do vídeo é válido. Todavia, oferece riscos, inclusive contra as vistas de quem está tentando remover (no caso, exterminar) o enxame. Não é ambientalmente correto. Menos, ainda, uma remoção segura para quem está fazendo o serviço por conta própria.

Em situações em que o risco é iminente, pode ser necessário adotar medidas apropriadas para lidar com os insetos. Além disso, em casos específicos envolvendo enxames de abelhas, o apoio de apicultores especializados pode ser solicitado. Não é recomendado tentar lidar com enxames de insetos agressivos por conta própria, pois pode resultar em acidentes graves. O acionamento dos profissionais, como o Corpo de Bombeiros, através do telefone de emergência 193, é a forma adequada e gratuita de garantir a intervenção nessas ocorrências, evitando riscos desnecessários.


[i] @seuze.resolve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo