Vestuário, calçados e acessórios são os itens mais procurados para compras em brechós
Pesquisa do Sebrae-SP mostra que consumidor gasta em média de R$ 50 a R$ 100 nesses estabelecimentos

O consumo em brechós tem ganhado destaque nos últimos anos, impulsionado por fatores como a busca por preços mais acessíveis, o interesse por peças únicas e a crescente conscientização sobre o consumo sustentável. De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae-SP, Franca conta com um total de 94 pequenos negócios no comércio varejista de produtos usados (brechós), sendo 63 de microempreendedores individuais (MEI). Já o Estado de São Paulo tem 7.348 pequenos negócios, dos quais 5.211 (71%) são MEI. Tendências como sustentabilidade e consumo consciente têm estimulado o crescimento deste mercado.
Entre os itens mais procurados pelos consumidores no estado estão artigos do vestuário, com destaque para roupas masculinas (51%) e roupas femininas (50%). Outros itens procurados são calçados (46%), acessórios como bolsas, bijuterias e óculos (43%) e roupas de grife (42%).
Os principais motivos que levam os consumidores a comprarem em brechós são os preços mais baixos (71%), a qualidade dos produtos (45%) e a sustentabilidade aliada ao consumo consciente (43%).
Ainda segundo o levantamento, a grande maioria dos entrevistados (93%) considera a compra em brechós uma forma de consumo sustentável. Desses, 30% acreditam que é necessário aumentar a conscientização sobre o tema.
Quanto à frequência de compra, 32% dos entrevistados costumam comprar em brechós a cada dois meses, o que representa em média seis compras por ano. Em seguida, 22% compram duas vezes por semestre, o que equivale a duas compras anuais.
“O consumo mais sustentável e consciente é uma tendência global. Aliado a isso, a busca por preços mais acessíveis, o interesse por peças únicas e estilosas, e a crescente conscientização em torno do consumo sustentável tem impulsionado o setor”, afirma Carol Fabris Ferreira, Coordenadora de Pesquisas do Sebrae-SP.
A pesquisa revela ainda que 84% dos consumidores preferem realizar as compras em brechós físicos. Entre os que compram online, 40% têm preferência por brechós online.
O levantamento
O levantamento foi elaborado a partir de duas partes: a primeira apresenta as estatísticas que caracterizam o varejo de produtos usados no estado de São Paulo, e a segunda mostra os resultados de uma pesquisa de campo com 400 consumidores de brechós. A coleta de dados foi realizada entre 23 de abril e 4 de maio de 2025.