Capacitação em foco: mais de 330 merendeiras participam de formação

Na última segunda-feira, 338 merendeiras que atuam nas redes municipal e estadual de ensino em Franca participaram de uma formação profissional organizada pela Prefeitura, por meio da Seção de Alimentação Escolar.
O encontro, realizado ao longo de todo o dia, integra o processo contínuo de qualificação das profissionais responsáveis por preparar a merenda escolar. Segundo Janaína Aparecida de Andrade Paranhos, chefe da Seção de Alimentação, o município conta atualmente com 338 merendeiras, incluindo 8 substitutas. A capacitação ocorre duas vezes ao ano — no início dos semestres letivos — e tem como objetivo reforçar orientações administrativas e técnicas essenciais para o exercício da função.
Durante o treinamento, as participantes receberam instruções sobre controle de estoque, sistema de requisição de itens alimentares, boas práticas no preparo dos alimentos e diretrizes técnicas elaboradas pela equipe de nutrição da rede pública. A proposta é assegurar excelência na execução do serviço e a qualidade das refeições oferecidas aos estudantes.
“Este treinamento contribui para o aprimoramento das merendeiras e reflete diretamente na qualidade dos alimentos que chegam até os alunos”, afirmou Janaína. As profissionais também foram orientadas a verificar a procedência dos insumos e garantir boas condições desde o armazenamento até o momento da distribuição.







