Merendeira da Rede Municipal participa do 1º Concurso Estadual “Cozinheiras e Cozinheiros”
Marineide de Lima criou um cardápio escolar com arroz, frango, purê de cenoura e brócolis refogado
Eu criei a receita pensando nos alunos. Queremos o melhor para eles. São como nossos filhos”. A frase é da merendeira Marineide Navega de Lima, que há 34 anos é servidora pública e dedica horas do dia para fazer uma comida saborosa para centenas de alunos da rede estadual de educação. A profissional é cedida ao Estado pelo município, trabalha na Escola Estadual Lina Picchioni Rocha, no Jardim Petraglia.
O 1º Concurso “Cozinheiras e Cozinheiros da Educação” reuniu receitas de merendeiras de escolas de todo Estado. No total, foram 83 equipes vencedoras e 70 delas estiveram em São Paulo para receber a premiação.
Entre elas, a Marineide, que criou um cardápio composto por arroz, frango, purê de cenoura e brócolis refogado. “Para mim foi uma surpresa, fiquei imensamente feliz em ter ganhado, porque serve como incentivo para a gente fazer cada vez melhor. Eu cozinho não pensando em mim, mas nas crianças, o que a gente faz aqui é por elas”, disse.
As receitas eleitas no concurso irão compor um e-book de receitas da Seduc-SP (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo), será publicado pela Editora Senac São Paulo e lançado até o final do primeiro semestre. O livro será disponibilizado para que as receitas sejam conhecidas e reproduzidas na alimentação de todas as 5.000 escolas estaduais, uma vez que os ingredientes integram o cardápio e os nutrientes que devem ser ofertados aos estudantes.
“A gente parabeniza essa profissional que é muito comprometida e realiza sua função com muito amor e dedicação e aí o resultado não pode ser diferente? Nossa prioridade na Secretaria de Educação é buscar a melhoria na oferta da alimentação escolar e poder contar com profissionais competentes e isso para nós, é motivo de orgulho”, disse Márcia Gatti, secretária de Educação da cidade.