Colunas

Tempos modernos, sim, mas sem perder a essência

Tenho observado o mundo capitalista e tecnológico em que vivemos e muita coisa mudou. Hoje o Facebook nos lembra a data de aniversário de nossos “amigos”, lá atrás tínhamos que fazer uma lista para não esquecer e claro fazíamos constar os nomes dos que mais gostamos (risos), não tinha celular, WhatsApp nem passava pela nossa mente que algum dia iria existir uma plataforma com tantas funcionalidades!

Fazíamos questão de ligar na época que o telefone foi lançado, nem que fosse dos telefones públicos os ditos “orelhões”. Sem querer revelar a minha idade e sem nenhum pudor por conta dela, mas eu tinha raiva quando estes “engoliam” as fichas e mal dava tempo de dizer o que gostaríamos, ou da família cumprimentar!! Tinha que ser ligeiro senão o custo era alto. Logo em seguida vieram os cartões com minutagem o que não melhorou muita coisa!

Ninguém imaginava que hoje poderíamos gravar um áudio, vídeo. Fazíamos melhor. Se não fôssemos no dia cumprimentar sem pensar em festa, logo na primeira oportunidade estávamos lá, quando não, a nossa visita era antecipada valorizando nosso ente. E estes tão queridos preparavam algo para comer compartilhando com aqueles que realmente lembraram, exaltando aquele gesto!

Tinha ainda as cartas. Ah! como era bom receber afora boletos, cartas de pessoas que amamos nos saudando. A quem tinha selos em casa para garantir tal feito e nas agências dos correios a pergunta era sempre quando a correspondência iria chegar onde além das palavras transcritas manualmente o envelope ia cheio de vibrações positivas e desejos bons!

Hoje alguns desses valores não existem, tudo tornou automático demais! Na era da internet “Copia e Cola”, os famosos “Ctrl+C e Ctrl+V”, são atalhos de teclado que permitem copiar e colar texto e imagens em um computador. Nas redes sociais as fotos, os posts a maioria curte sem apreciar. Poucos têm aquela caixa ou baú de fotos, às vezes até amareladas pelo tempo, que nos trazem tantas recordações! Passamos a ser vitrine e expor nossas vidas! Algumas vezes é até forma de “vigiar ” o que o outro está fazendo da vida dele e não de comemorar vitórias. Mas, como sempre falo, não vamos generalizar. Veja… agora mesmo estou compartilhando aqui a minha reflexão, então, contribuíram muito também essas mudanças!

Talvez seja saudosismo! Ainda tem quem gosta, ama de verdade e demonstra importância quando vê uma postagem ou lhe encontra fora das redes!

Vamos dizer mais que amamos, que temos saudades, que as pessoas são importantes, saber como estão, participar mais da vida daqueles que estimamos, ter mais gestos de amor, vamos viver mais o perdão, julgar menos e amar mais! E como diz a letra daquela linda música: “A vida é trem bala parceiro, a gente é só passageiro, prestes à partir!”.

Eduardo Vieira

É gestor de pessoas, estudante de jornalismo, apaixonado por gente e eventos.

5 Comentários

  1. QUE LINDO DU MEUS PARABENS VOCE É TOPISSIMO, E REALMENTE CONCORDO COM VC ATE NOSSAS CRIANÇAS ESTAO PERDENDO A ESSENCIA NE, NAO BRINCAM MAIS, ESCOLA A MAIORIA DAS COISAS É NO CEL, INTERNET, AMEI LER SEU TEXTO TODOS NOS PRECISAMOS ESTAR EM TEMPOS MODERNOS POREM SEM PERDER A ESSENCIA. BJUS

  2. Nossa me deixou com lagrimas nos olhos, me sinto nostálgica em lembrar dos orelhões que era necessario fichas para fazer ligacões. Tempo muito bom quando as pessoas se conectavam de verdade sem necessidade das redes sociais

  3. Parabéns amigo pra mim está sendo uma satisfação, em conhecer este seu lado, como pessoa, já te admirava, agora descobrir seu outro lado , do seu profissionalismo, continuarei te admirando, vc merece todo sucesso, Deus no comando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo