Local

Ideb na rede municipal ultrapassa a meta nacional

Os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023 divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontaram que a rede municipal de ensino de Franca, que compreende o Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º Anos), alcançou a nota de 6.9, superando a meta nacional que foi de 6.0. O resultado é 0.6 maior em relação a edição anterior realizada em 2021, quando foi obtida a pontuação de 6.3.

O Ideb é composto por dados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. É calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb. É realizado a cada dois anos.

      Segundo a Secretaria de Educação, participaram da avaliação Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), 1.960 alunos dos 5º anos, de 28 escolas da rede municipal de ensino.

      Márcia Gatti, secretária de Educação, comemorou os índices e explicou que a pontuação é resultado do trabalho sólido realizado em toda rede municipal, concentrando os esforços nos projetos de apoio às aprendizagens, como a recuperação no formato de aula estendida, os grupos de apoio intitulados com “Um dia diferente”, a formação e acompanhamento pedagógico e, principalmente, o comprometimento das equipes escolares e dos professores.

“Alcançar este patamar, depois de um período de pandemia, nos traz um alento e uma felicidade muito grandes. Crescer 0.6 em relação a 2021, quando os alunos retornaram às aulas presenciais é praticamente 9,5% de crescimento e pouquíssimos municípios conseguiram este índice. Esta recuperação se deve a um trabalho organizado, uma diretriz sólida implantada no município, com o tripé formação, material e acompanhamento pedagógico, a tecnologia com os jogos, games e o trabalho sério, comprometido dos professores e da equipe escolar, que trouxe uma preocupação de resgate dos conhecimentos e recuperação de aprendizagens. É uma grande equipe reunida e envolvida no mesmo objetivo, que é garantir o avanço nas aprendizagens dos alunos, a função social da escola”, definiu a secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo